sábado, 1 de outubro de 2016

TRATAMENTOS NATURAIS PARA MIOMAS E CISTOS

Chá de Uxi e Unha de gato Indicação: Mioma, cisto, inflamações uterinas, infecções e hemorragias. Modo de usar: Uma colher de sopa de cada planta, ferver em 1 litros de água durante 10 minutos, depois de fervido, coar e tomar 3 vezes ao dia ou se preferir tomar como água.
Tempo de uso: até desaparecer os sintomas ou conforme orientação médica. “O uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. É feito um chá, que deve-se deixar ferver bastante. No caso específico do tratamento para mioma e cisto, é necessário tomar meio litro de uxi-amarelo e meio litro de unha-de-gato.
Manter fora do alcance das crianças. Não utilizar durante a gravidez e lactação. Qualquer dúvida o médico deverá ser consultado. As maiores causas de mioma e infertilidade na mulher são o anticoncepcional e as carnes, devido à grande quantidade de hormônios e aditivos.
Existe um método mais seguro e menos agressivo para evitar a gravidez e, sobretudo, doenças sexualmente transmissíveis: o preservativo. Quanto à carne, coma mais verduras e legumes e menos carne. Uxi Amarelo: Árvore com 25 a 30 m de altura, tronco reto cilíndrico, alcançando algumas vezes até 1m de diâmetro, casca gross, madeira roxa e dura, capa ampla e alargada, folhas simples alternas, coriáceas, elipto-oblongas, 10 a 20 cm de comprimento por 2,5 a 8,0 cm de largura , margem e serreada, ápice acuminada; inflorescência em pequenos racemos, com flores pequenas ou panículos esbranquiçados e esverdeados. Frutos drupa de 5 a 7 cm de largura a 4 cm de diâmetro, pesa entre 50 a 70gr, exocarpo liso, verde amarelado.

A parte comestível é constituída por um mesocarpo, cerca de 5 mm de espessura: endocarpo (caroço) lenhoso, duro; de uma estrutura fibrosa: um a cinco sementes. Alimentação tem forte influência em miomas e Cistos: Provavelmente o seu médico não lhe disse que seus hábitos alimentares podem estar relacionados com o fato de você ter desenvolvido miomas ou com o crescimento e multiplicação deles. Não se trata, aqui, de uma discussão sobre os fatores genéticos desta doença, mas sim dos fatores ambientais, que podem ser amenizados, freando assim o crescimento dos miomas, ou mesmo fazendo-os diminuir. Nenhum médico diz que mioma diminui; todos eles dizem que mioma só diminui na menopausa, quando os hormônios femininos declinam.
Mas não é o que se vê na prática clínica, e eles simplesmente ignoram o fato de que algumas mulheres conseguem reduzir seus miomas, e não estão na menopausa. Basta ver o comportamento dos miomas durante a gestação: primeiro eles crescem muito por conta dos hormônios que aumentam muito na gravidez, depois, quando a gravidez acaba, eles diminuem novamente.

Ora bolas, miomas crescem e também diminuem! E este crescimento está claramente relacionado com o excesso de hormônio no corpo. O tratamento natural feito por um Naturopata é muito importante e possivelmente evitará uma cirurgia, é interessante também que possa ter um acompanhamento de um ginecologista, caso a paciente necessite.

Principais tipos de mioma 
SUBSEROSOS
INTRAMURAIS
SUBMUCOSOS
Aparecem na camada externa do útero.
Podem ser confundidos com tumor no ovário.
É o tipo mais comum.
Se desenvolve na parede do útero, aumentando o
tamanho do órgão.
O mais raro de todos, cresce para dentro do útero e pode causar sangramento em grande escala.

Os sintomas
· Dor na região do útero ou baixo-ventre.
· Aumento do fluxo sanguíneo durante a menstruação, que também pode ser prolongada.
· Sangramento fora do período menstrual.
· Incômodo durante o sexo.
· Aumento da vontade de fazer xixi causada pela pressão do mioma contra a bexiga da mulher.
· Crescimento da barriga.

Há uma relação comprovada entre excesso de hormônios e crescimento de miomas uterinos. Talvez você tenha uma intolerância ao excesso de estrogênio que faça o seu útero desenvolver estes tumores; talvez você tenha muito estrogênio circulando no seu organismo, e este excesso faz seu útero desenvolver miomas, assim como faz com que os miomas continuem crescendo. A alimentação é importante para controlar este excesso de estrogênio. A orientação é a de sempre: vida saudável, dieta, etc., Vamos procurar explicar os motivos e para te convencer a mudar os hábitos e melhorar a condição do seu útero.
1 - a gordura do seu corpo produz e armazena estrogênio: se você está acima do peso, este é um fator importante a ser eliminado, pois assim você reduz a quantidade de hormônio no seu corpo; engordar e emagrecer também são fatores agravantes para o crescimento dos miomas.
2 - o órgão responsável por eliminar o estrogênio do corpo é o fígado; então, cuide do seu fígado! o fígado também é responsável por metabolizar as gorduras que você come, assim como o álcool, o café, etc...a dieta que ajuda os miomas a diminuírem é uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras.
Por quê? Se você ingere menos gordura, dá menos trabalho para o seu fígado, que poderá se ocupar em processar o estrogênio em excesso do seu corpo, ou aquele estrogênio que faz seus miomas crescerem. O mesmo para o álcool, que acaba fazendo o fígado trabalhar demais, e ele deixa de processar o estrogênio, o mesmo para o café.
Existem alimentos, como a alcachofra, por exemplo, que ajudam o fígado a trabalhar melhor; também existem chás e outras opções como vitamina B6 e outras vitaminas, mas você precisa conversar com um naturopata, ou com um médico que entenda de nutrição para te indicá-los da forma correta.
3 - As fibras: Uma dieta rica em fibras, aliada a um processo digestivo saudável, com o fígado trabalhando feliz da vida, vai te ajudar a eliminar o estrogênio nas fezes. Se você tem prisão de ventre, se fica com as fezes por dias paradas no intestino, saiba que aquele estrogênio que o fígado tratou de eliminar, será reabsorvido pelo sangue. Então é preciso ir ao banheiro todos os dias, direitinho, para eliminar o excesso de estrogênio, que faz os miomas aparecer e crescerem.
Acho que cada mulher deve procurar o alimento que mais a ajuda a regular o seu próprio intestino, e não caia em chamadas de propaganda não, se você comer fibra, com certeza seu intestino irá funcionar.
Inclua na dieta repolho cru (com vinagrete ou o tempero que você preferir) antes do almoço e do jantar. Além de ter poucas calorias, ele te obriga a mastigar bastante, contribuindo para a sensação de saciedade, e você acaba comendo menos na refeição.
Algumas pessoas têm gases com repolho, então é melhor consultar um naturopata, para fazer este tipo de orientação.
4 - coisas a evitar, ou seja, coisas que você não pode comer: açúcar branco, café, álcool, manteiga, margarina, requeijão, queijos amarelos, farinha branca (pães, doces, bolos que não sejam integrais). Enfim, no começo é torturante mesmo, mas equilibrar a dieta, para dar um susto nos miomas, é importante. Estes alimentos contém gordura, que deve ser evitada. Abuse dos legumes, das verduras e das frutas e evite todo o tipo de alimento condimentado artificialmente, todo aquele lixo que vendem no supermercado: frios, enlatados, etc...
5 - carnes: como queremos aliviar o fígado, nada de gorduras, meninas, e a carne está cheia delas. Se for possível, coma apenas peixe. Se você não aguentar ou não puder, reduza as porções de carne para pequenos pedacinhos, pequenas quantidades mesmo, e sempre carnes magras ou preferencialmente peito de frango. A carne tem hormônio que vem da alimentação dos animais; Evitar carne vermelha e de frango, de qualquer jeito, é uma boa opção.
6 - exercícios: também não dá para escapar deles.
Contudo acredito que o exercício contribui para o equilíbrio hormonal e para a manutenção da saúde, bem como para o emagrecimento e a eliminação da gordura corporal.
7- Melão amarelo: você pode acreditar, ou não, mas o melão amarelo é uma fruta amiga do útero. Inclui-lo na dieta com frequência, sobretudo antes da menstruação, pode ajudar bastante. Dizem por aí, e esta informação pode ser uma crendice popular, que o melão dissolve os coágulos da menstruação. Eu sinto que ele ameniza minhas cólicas e acredito muito no melão como alimento que cuida do útero.
Troque o refrigerante por suco de melão...dizem que é bom tomar 1/4 do melão todo dia de manhã. Nunca fiz assim, á risca, mas aumentei a quantidade de melão na minha dieta.
8 - homeopatia e Antroposofia: sempre fui descrente de homeopatia, que dirá de Antroposofia; fui uma das que criticava mas que agora não abre mão delas.
O Naturopata vai tratar a causa dos miomas, e não os apenas os sintomas dele, quando estive diante da possibilidade de uma cirurgia no útero.
9 - Operar pode ser tirar o mioma ou o útero. Aliás, não sei por que os médicos não se importam com os úteros das mulheres. O útero é a mulher da mulher, assim como o saco do homem representa a masculinidade.
A Naturopatia utiliza os meios naturais para o tratamento das enfermidades, tais como a fitoterapia, a geoterapia, a hidroterapia, a Trofoterapia e a suplementação natural, etc.
O importante é você consultar um médico, Naturopata ou fitoterapeuta. Ele vai te indicar tudo na dosagem certa e da forma correta de fazer. Não saia tomando tudo por aí sem orientação, pois as plantas podem ser boas, ou más. Então é preciso acompanhamento. Existem médicos que utilizam ervas como medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário