quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

INTOXICAÇÃO pelo ALUMÍNIO

A intoxicação pelo alumínio é fruto de um processo acumulativo, ou seja, é cultivada ao longo dos anos. Seus sintomas mais notáveis são: a perda das faculdades intelectuais, dificuldade de concentração e de tomada de decisão, problemas comportamentais, depressão e doenças degenerativas tipo Alzheimer. Em casos extremos, a intoxicação do alumínio leva à demência ou a parada cardíaca. Sabe-se também que ele interfere sobre as atividades das glândulas pituitária, tireoide, adrenais e sexuais, assim como sobre o metabolismo do cálcio, sendo, pois uma das causas dos distúrbios glandulares e da osteoporose.
Os maiores problemas derivam dos compostos solúveis de alumínio, como os cloridratos extensivamente utilizados como ANTITRANSPIRANTES. De fácil absorção, uma vez dentro do corpo, o alumínio forma radicais livres, cujo íons transitam livremente através das membranas celulares, embora apresentem uma atração seletiva pelas células do cérebro, dos rins, do fígado, das cartilagens ou da medula óssea, onde passam a se depositar mais intensamente e a gerar problemas os mais diversos.
Embora os médicos continuem a fechar os olhos para os perigos do alumínio e a contestá-los “por falta de evidências científicas”, seu potencial de intoxicação é inquestionável.

Possíveis consequências da intoxicação pelo Alumínio.

- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Espasmos do esôfago, dificultando até mesmo a ingestão de líquidos;
- Erupções cutâneas e comichão;
- Incontinência urinária ao tossir ou espirrar;
- Irritabilidade e neurastenia;
- Perda da visão e problemas nos olhos – lacrimejantes, irritação, vermelhidão, cílios que colam ao dormir etc.
- Pernas pesadas ou fracas;
- Secura e irritação na mucosa do nariz e da garganta;
- Ulcerações na boca, estômago ou duodeno.


É preciso dizer que o suor é um dos mais importantes meios de desintoxicação do organismo. Por isso é simplesmente insano bloqueá-lo com o uso de antiperspirantes sob as axilas, sobretudo as mulheres, pois aí se encontra o principal canal de desintoxicação do seu sistema linfático, enquanto os homens suam mais nas virilhas, cujos nódulos linfáticos se encontram perto da próstata.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

NATUROPATIA EM JUAZEIRO DO NORTE


NATUROPATIA


O BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato de sódio é fácil de encontrar, e custa pouco, contém propriedades que podem ser usadas de várias formas no cotidiano.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO BICARBONATO DE SÓDIO

1. O bicarbonato de sódio atua como um antifúngico e neutralizador de acidez. Quando o bicarbonato de sódio é consumido, alcaliniza o corpo pelo aumento de pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras.
2. O bicarbonato de sódio ajuda muito na higiene bucal, reduzindo manchas nos dentes, deixando-os brancos e limpos. Além disso, é um bom remédio para pessoas que sofrem de sensibilidade nas gengivas. É recomendado fazer uma pasta com bicarbonato e algumas gotas de água e aplicar um pouco na escova de dente. Depois, escove suavemente os dentes e gengivas. Dependendo da sua sensibilidade, pode-se aplicar também com um algodão. Além disso, alivia dores com aftas e pode ser utilizando como anti-séptico bucal.
3. Como xampu, para remover a oleosidade do cabelo: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregue no couro cabeludo durante o banho. Se você dormium com os cabelos sujos (oleosos), pela manhã polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as raízes secas e esfregue vigorosamente. Se desejar, lave com um pouco de água para não sair de casa com aspecto empoeirado. Este tratamento também elimina o odor.
4. Limpeza doméstica: o bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque em um recipiente com spray. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.
5. Renova o ar da geladeira: despeje uma xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela ou simplesmente abra a caixa do produto e coloque-a no fundo da geladeira. Troque a cada um ou dois meses, e o ar da sua geladeira vai ficar sempre fresquinho, sem mau cheiro.
6. Higieniza alimentos e recipientes: às vezes, uma embalagem plástica continua cheirando, mesmo depois de lavada. Quando isso acontecer, misture de 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água quente e encha o recipiente. Deixe de molho durante a noite. Para recipientes de metal, misture bicarbonato de sódio com água fervente e deixe descansar.
7. Remove manchas das axilas das roupas: misture o bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e deixe a camisa ou camiseta de molho por várias horas ou durante toda a noite, até que a cor amarelada desapareça.
8. Desbloqueia nariz entupido: Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um vaporizador.
9. Para queimaduras do sol: Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna. Permaneça alguns minutos mergulhado na banheira. Quando sair, não se enxugue. Deixe a pele secar naturalmente. Você também pode usar uma compressa fria de bicarbonato de sódio com água, diretamente em queimaduras solares localizadas.
10. Para amaciar e relaxar os pés: Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia de água quente, e coloque os pés de molho durante uns 15 minutos.

11. Esfoliante: Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.
12. Para acne: Lave o rosto e em seguida, aplique uma máscara de bicarbonato de sódio e água. Deixe-a por 5 a 10 minutos e lave com água morna. Isso vai ajuda a eliminar os cravos.
13. Bicarbonato de sódio também pode ser usado como um amaciante de roupas: Adicione uma xícara na máquina de lavar. Serve também para “reavivar” roupas brancas.
14. Se você tem gato, polvilhe-o na caixa de areia para absorver o cheiro ruim.
15. Ajuda a eliminar fungos e manchas das unhas: Sugere-se deixar as mãos ou pés de molho em uma mistura de água com bicarbonato de sódio por 5 minutos, durante o dia e à noite, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas afetadas por fungos.
16. Redução da caspa: Dissolva três colheres de bicarbonato de sódio na porção de xampu que vai utilizar para lavar o cabelo. Em seguida, lave o cabelo de forma normal e enxágue. Procure lavar sempre dessa forma, até a caspa desaparecer por completo.
17. Máscara de beleza: Faça uma pasta de bicarbonato de sódio, misturado com um pouco de água. Aplique no rosto durante 5 minutos. Isso deixará a sua pele suave e macia, além de combater as espinhas.
18. Remove manchas nas axilas: Misture sumo de limão com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Deve lavar diariamente as suas axilas com esta pasta. Além de ajudar a remover as manchas, contribui para diminuir o odor da transpiração.
19. Suaviza a depilação com lâmina: Dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna. Aplique antes e depois de se depilar. Esta espécie de loção acalmará o ardor causado pela lâmina e deixará a pele mais macia.
20. Limpeza das hortaliças: Em uma bacia coloque uma colher de sobremesa e água. Coloque alface, ou couve, ou rúcula, enfim a hortaliça que você quiser lavar, e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue bem.
Olhe: Para utilizar todos os benefícios do bicarbonato de sódio, ele deve ser puro. Pode ser adquirido em farmácias.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

NOZES DA INDIA

Esta noz é uma semente que ajuda a queimar gordura, perder peso e assim combater a obesidade, através da remoção das camadas de gordura corporais. É um excelente diurético, laxante e purificador do corpo em geral. Previne hemorroidas, tem ação de reguladora intestinal, não deixando flacidez.

ALGUNS DOS SEUS BENEFÍCIOS:

- tira gordura localizada
- combate a celulite
- baixa o colesterol
- tonifica os músculos
- limpa o organismo
- tira a ansiedade
- diminui a fome
- melhora prisão de ventre
- controla queda de cabelo
- dá brilho a pele e ao cabelo.
- tira a ansiedade por comer doces
- previne hemorroidas

MODO DE USAR:  

Na primeira semana recomenda-se dividir a semente em oito partes e tomar 1 parte entre 9 e 10 horas ou logo após o café da manhã, com um copo de água. As sementes podem ser mastigadas ou engolidas sem mastigar que faz o mesmo efeito. Nas semanas seguintes, dividir a semente em 4 partes, e tomar uma parte, sempre acompanhada de um copo cheio de água.
TOMAR BASTANTE ÁGUA DURANTE O DIA (2 LITROS) NUNCA TOME MAIS DE 1/4 DA SEMENTE AO DIA. MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS E DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.

NÃO TOME MAIS DE 1/4 DA SEMENTE

Restrições de Uso CONTRA INDICAÇÕES - MEDICINA POPULAR Problemas cardíacos; Problemas urológicos; Problemas gastrointestinais; Problemas hepáticos; Gravidez ou amamentação; Idosos; Crianças; Alérgicos; Portador de qualquer convalescência; Fazer uso com outros produtos de dieta ou medicação. 

INTOLERÂNCIA:

Como qualquer outro produto, ao constatar alguma intolerância, parar de tomar imediatamente. Em hipótese alguma tome mais do que o indicado, ou seja, 1/4 (um quarto) da NOZ por vez. Se durante o tratamento sentir o intestino muito solto, recomenda-se reduzir a dose para 1/8 (um oitavo) ou 1/6 (um sexto) diários ou, se preferir, pode tomar 1/4 (um quarto) dia sim, dia não, deve-se adequar a dose ao metabolismo do usuário, nunca excedendo a 1/4 por dose. Nunca tome mais de 1/4 da NOZ DA ÍNDIA de uma só vez; Nunca tome com o estomago vazio; Mantenha fora do alcance de crianças e de animais domésticos e; Tomar bastante água durante o dia (2 litros).

CONTRA INDICAÇÕES 

Problemas cardíacos;
Problemas urológicos;
Problemas gastrointestinais;
Problemas hepáticos;
Gravidez ou amamentação;
Com mais de 65 anos;
Menores de 18 anos;
Alérgicos;
Portador de qualquer convalescência;
Fazendo uso de outros produtos de dieta ou medicação. (Não deve usar a noz da índia).

Intolerância:

Como qualquer outro produto, ao constatar alguma intolerância, parar de tomar imediatamente. Em hipótese alguma tome mais do que o indicado, ou seja, 1/4 (um quarto) da NOZ por vez. Se durante o tratamento sentir o intestino muito solto, recomenda-se reduzir a dose para 1/8 (um oitavo) ou 1/6 (um sexto) diários ou, se preferir, pode tomar 1/4 (um quarto) dia sim, dia não, deve-se adequar a dose ao metabolismo do usuário, nunca excedendo a 1/4 por dose.

Observações:

Nunca tome mais de 1/4 da NOZ DA ÍNDIA de uma só vez;
Nunca tome com o estomago vazio;
Mantenha fora do alcance de crianças e de animais domésticos e;
Tomar bastante água durante o dia pelo menos 2 litros.

APRENDA A TER UM INFATO

Conselhos do Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
Achei muito interessante estes conselhos e resolvi publicá-los.


1. Cuide de seu trabalho antes de tudo.  As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para você mesmo: Eu não perco tempo com bobagens.
Duvido que você não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!

IMPORTANTE:

OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos..
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo (direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.


Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se  numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE!

AS CORES DOS ALIMENTOS

Alimentos arroxeados - Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, berinjela, repolho roxo são alimentos ricos em vitamina B1, importantes para o metabolismo da glicose:
· Ajudam a retardar o envelhecimento;
· Auxiliam no equilíbrio do colesterol LDL.
Alimentos Verdes - Os alimentos de cor verde (abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, limão, pepino, salsa, vagem...). São alimentos ricos em clorofila, que atua como antioxidante também apresentam cálcio nas folhas verdes; .contêm ainda clorofila, ferro e vitamina A, que ajudam a:
· Prevenir o aparecimento de câncer;
· Auxiliar a defesa do organismo;
· Proteger contra anemia;
· Proteger o cabelo e a pele.
Alimentos Vermelhos - Alimentos vermelhos como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho, possuem duas substâncias chamadas de licopeno e antocianina que:
· Protegem o coração;
· Estimulam a circulação do sangue;
· Diminuem o risco de alguns tipos de câncer.
Alimentos Amarelos - Os alimentos de cor amarela ou alaranjada (mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, caqui, pêssego, damasco), possuem carotenóides, vitaminas A e C . Ajudam a manter o sistema nervoso saudável, pois são ricos em betacaroteno, ligados aos tecidos e a visão noturna
. Auxiliam na resistência contra (diarreia, doenças respiratórias e sarampo);
· Previnem alguns tipos de câncer;
· Ajudam na visão e protegem o coração.
Alimentos Brancos - Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:
· Contribuem na formação e manutenção dos ossos;
· Ajudam a regular os batimentos cardíacos.
· São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos Marrons - Os alimentos de coloração marrom (nozes, aveia, castanhas, cereais integrais como arroz, trigo e centeio) são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Fonte de fibras e selênio, que favorece a disposição mental. Ainda possuem ômega 3 e 6, que são ácidos graxos. Estes nutrientes possuem grande importância, pois:
· Melhoram o funcionamento do intestino;
· Combatem a ansiedade e a depressão;
· Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

CONHEÇA AS UTILIDADES DO BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato de sódio é item básico que não pode faltar na sua casa. Você já deve ter ouvido falar bastante nele, mas você conhece as inúmeras funções desse pozinho super-versátil?
O bicarbonato de sódio é feito de um mineral branco ou transparente chamado natrão, um mineral de carbonato hidratado de sódio, com os elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono (NaHCO).
O bicarbonato de sódio é uma substância extremamente barata e fácil de encontrar, e contém propriedades fabulosas que nos permitem utilizá-la de inúmeras formas em nosso dia a dia.
Vamos conhecer um pouquinho mais?
1. O bicarbonato de sódio atua como um antifúngico e neutralizador de acidez. Quando o bicarbonato de sódio é consumido, alcaliniza o corpo pelo aumento de pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras.
2. O bicarbonato de sódio ajuda muito na higiene bucal, reduzindo manchas nos dentes, deixando-os brancos e limpos. Além disso, é um bom remédio para pessoas que sofrem de sensibilidade nas gengivas. É recomendado fazer uma pasta com bicarbonato e algumas gotas de água e aplicar um pouco na escova de dente. Depois, escove suavemente os dentes e gengivas. Dependendo da sua sensibilidade, pode-se aplicar também com um algodão. Além disso, alivia dores com aftas e pode ser utilizando como anti-séptico bucal.
3. Como xampu, para remover a oleosidade do cabelo: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregue no couro cabeludo durante o banho. Se você dormium com os cabelos sujos (oleosos), pela manhã polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as raízes secas e esfregue vigorosamente. Se desejar, lave com um pouco de água para não sair de casa com aspecto empoeirado. Este tratamento também elimina o odor.
4. Limpeza doméstica: o bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque em um recipiente com spray. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.
5. Renova o ar da geladeira: despeje uma xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela ou simplesmente abra a caixa do produto e coloque-a no fundo da geladeira. Troque a cada um ou dois meses, e o ar da sua geladeira vai ficar sempre fresquinho, sem mau cheiro.
6. Higieniza alimentos e recipientes: às vezes, uma embalagem plástica continua cheirando, mesmo depois de lavada. Quando isso acontecer, misture de 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água quente e encha o recipiente. Deixe de molho durante a noite. Para recipientes de metal, misture bicarbonato de sódio com água fervente e deixe descansar.
7. Remove manchas das axilas das roupas: misture o bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e deixe a camisa ou camiseta de molho por várias horas ou durante toda a noite, até que a cor amarelada desapareça.
8. Desbloqueia nariz entupido. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um vaporizador.
9. Para queimaduras do sol: Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna. Permaneça alguns minutos mergulhado na banheira. Quando sair, não se enxugue. Deixe a pele secar naturalmente. Você também pode usar uma compressa fria de bicarbonato de sódio com água, diretamente em queimaduras solares localizadas.
10. Para amaciar e relaxar os pés: Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia de água quente, e coloque os pés de molho durante uns 15 minutos.
11. Esfoliante: Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.
12. Para acne: Lave o rosto e em seguida, aplique uma máscara de bicarbonato de sódio e água. Deixe-a por 5 a 10 minutos e lave com água morna. Isso também vai ajuda a te livrar de cravos.
13. Bicarbonato de sódio também pode ser usado como um amaciante de roupas: Adicione uma xícara na máquina de lavar. Serve também para “reavivar” roupas brancas.
14. Se você tem gato, polvilhe-o na caixa de areia para absorver o cheiro ruim.
15. Unhas livres de fungos e manchas: Sugere-se deixar as mãos ou pés de molho em uma mistura de água com bicarbonato de sódio por 5 minutos, durante o dia e à noite, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas afetadas por fungos.
16. Redução da caspa: Dissolva três colheres de bicarbonato de sódio na porção de xampu que vai utilizar para lavar o cabelo. Em seguida, lave o cabelo de forma normal e enxágue. Procure lavar sempre dessa forma, até a caspa desaparecer por completo.
17. Máscara de beleza Faça uma pasta de bicarbonato de sódio, misturado com um pouco de água. Aplique no rosto durante 5 minutos. Isso deixará a sua pele suave e macia,  além de combater as espinhas.
18. Remove manchas nas axilas: Para se ver livre das manchas nas axilas, misture sumo de limão com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Deve lavar diariamente as suas axilas com esta pasta. Além de ajudar a remover as manchas, contribui para diminuir o odor da transpiração.
19. Suaviza a depilação com lâmina: Dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna. Aplique antes e depois de se depilar. Esta espécie de loção acalmará o ardor causado pela lâmina e deixará a pele mais macia.
20. Limpeza das hortaliças: Em uma bacia coloque uma colher de sobremesa e água. Coloque alface, ou couve, ou rúcula, enfim a hortaliça que você quiser lavar, e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue bem.
OBSERVAÇÃO: O bicarbonato de sódio,  deve ser o mais puro possível. Pode ser encontrado nas Farmácias

domingo, 4 de outubro de 2015

DEVEMOS EVITAR O AÇÚCAR?

Quando uma pessoa fica nervosa e alguém diz: "Tragam um copo de água com açúcar..." a pessoa bebe o copo de agua com açúcar e a coisa passa. Passa porque o açúcar é um acido cristalizado que vai direto para o sangue e causa uma serie de alterações físicas e mentais. Cientificamente isto é explicado pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranquilizante natural do corpo.
Atualmente tem-se alertado e escrito sobre os maus efeitos secundários do açúcar, mas este alerta não é novo, no ano de 1792 os melhores cientistas europeus fundaram uma Sociedade Anti-Açúcar, eles acreditavam que a peste Bubónica que tinha matado 30 000 pessoas em Londres tinha sido causada ou agravada pela grande ingestão de açúcar, porque os pobres de Inglaterra que viviam no campo e não tinham acesso ao açúcar não morreram.
O açúcar é um ladrão que colocamos dentro de nós para nos roubar, o açúcar para se metabolizar necessita de vitamina B1, B2, B3, magnésio, zinco, cálcio, deixa-nos tão ácidos, que ficamos à mercê de qualquer infeção.
Se eu bebo um suco de maçã com beterraba, é um suco rico em açúcar, mas também em nutrientes necessários para metabolizar todo o suco, mas se eu bebo uma bebida feita de aromas sintéticos  com açúcar refinado (refrigerantes), meu corpo tem de ir ás reservas internas para poder metabolizar este açúcar, isto significa que meu corpo vai ter de ir ás reservas orgânicas buscar substâncias para poder lidar com o açúcar, isto se chama roubo orgânico, ele esgota as vitaminas do complexo B, como:
- Tiamina
- Riboflavina
- Niacina
- Vitamina B6
A deficiência destas vitaminas, produz:
- Fadiga
- Irritabilidade
- Confusão mental
- Depressão
- Sintomas de Stress
Além disso, o açúcar desequilibra o eixo do Hipotálamo- Hipófise- Pâncreas, ou seja o sistema endócrino. Quando se come muito açúcar, deixa de funcionar o sistema hormonal e aparece o Hiperinsulinismo.
Come-se açúcar, como resposta fisiológica, o pâncreas produz muita insulina, o que desce o açúcar no sangue, o que leva ao desejo de comer mais açúcar, e assim sucessivamente; a pessoa passa a viver entre valores altos de açúcar no sangue e valores baixos, estes picos acima e abaixo levam a uma grande quantidade de problemas.
Quando a curva da glicemia se altera continuamente a pessoa sofre de irritabilidade e de depressão, e a culpa não é da "crise" é do açúcar, é da "crise" interna.
Está demonstrado que a Hipoglicemia reativa acompanha os sintomas mentais patológicos, o açúcar é muito, muito mau para as crianças, chega até a ser preocupante.
Conhecem alguma criança com problemas de hiperatividade/ falta de concentração que não consuma açúcar?
As crianças hiperativas e caprichosas podem ter estas atitudes por alterações na glicemia por dietas açucaradas; sintomas de hipoglicemia são:
- fadiga
- fome
- dor de cabeça
- falta de claridade mental
- visão borrosa
- náuseas
- ansiedade, ou até mesmo fobias e ataques de pânico.
Retire por duas semanas todo o açúcar que significa tudo o que é feito com açúcar industrializado à criança, substitua por fruta, a fruta tem o açúcar que o corpo da criança precisa e veja o que acontece.
É muito normal que diga: " meu filho se tranquilizou".

Pesquisadores acreditam que morrem 35 milhões de pessoas por ano devido ao açúcar, num artigo publicado no jornal Nature afirmaram: "um pouco não é problema, mas muito mata lentamente".

sábado, 5 de setembro de 2015

A PRÓPOLIS E SEUS BENEFÍCIOS

A palavra "propolis" vem do grego: ["pro"=em favor de] + ["polis"=cidade], isto é, para o bem, em defesa da cidade, no caso, a colmeia.

A Própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas através da mistura de sua saliva e de resina, coletada nas gemas das plantas. A Própolis é encontrada na colmeia, geralmente em estado sólido ou viscoso, tampando pequenos furos, gretas e espaços abertos que possam ser utilizados por fungos, bactérias ou outros insetos para invasão. Sua principal função, portanto é a de defesa da colmeia, funcionando como uma vedação contra seus inimigos naturais. Possui na maioria das vezes cor escura podendo variar de acordo com a origem da resina coletada pelas abelhas e utilizada em sua formação.

A própolis é produzida pelas abelhas

As abelhas coletam a resina das plantas principalmente nas regiões chamadas de gemas, que nada mais são que as regiões de brotos e ponteiros. Com a mandíbula e língua realizam a mistura da resina com sua saliva e a estocam momentaneamente na parte de cima das patas posteriores, chamada de corbícula[1]. Após armazenarem a quantidade suficiente de resina, voltam e depositam-na na colmeia, onde outras abelhas adicionam substâncias como cera e pólen formando assim a Própolis e a aplicam nas regiões específicas.

Como a Própolis age na Colmeia

Embora já tenhamos citado que a função da Própolis na colmeia é a defesa, cabe-nos explorar um pouco mais como ela age. Além de ser depositada pelas abelhas nas frestas e furos da colmeia com o objetivo de protegê-las da invasão de microorganismos e do frio, a própolis por possuir efeito desinfetante é sempre encontrada na entrada da colmeia, ou seja, por onde as abelhas passam quando entram na caixa. O objetivo da própolis na entrada da colmeia é de desinfetar as abelhas que estavam no ambiente externo para que não levem para o interior de sua morada microorganismos indesejados, mantendo assim a higiene e a saúde da comunidade. Quando um inseto chega a invadir a colmeia, ele é atacado e morto pelas abelhas que o embalsamam em própolis para que não haja a decomposição do corpo, mantendo a 
colmeia imune de bactérias e microorganismos prejudiciais. Acredita-se que essa ação da própolis já era observada pelos antigos Egípcios que utilizavam Mel e Própolis para embalsamar seus mortos.

Tipos de Própolis

Em um estudo desenvolvido pela UNICAMP classificou-se a Própolis brasileira em 13 (treze) tipos, dos quais 3 (três) tipos recebem maior destaque pelas pesquisas já realizadas e estudo de suas características.

Própolis Verde: A sua origem botânica é a vassourinha do campo ou alecrim brasileiro (Baccharis dracunculifolia), encontrado no nordeste do estado de São Paulo e principalmente no sul do estado de Minas Gerais. Muito valorizado no mercado internacional a própolis verde é exportada principalmente para a Ásia onde é utilizado na produção de medicamentos. O preço de venda para exportação da própolis verde, que só existe no Brasil, pode chegar a R$ 140,00 o quilograma atualmente, o que é considerado um bom valor de mercado. Várias linhas de pesquisa são desenvolvidas atualmente em cima da própolis verde tanto no Brasil como no exterior e muitos pesquisadores encontram-se entusiasmados principalmente com sua atuação na prevenção e tratamento do câncer.

Própolis Vermelha: A sua origem botânica é o marmeleiro da praia (Dalbergia ecastophyllum), encontrado principalmente nos manguezais dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Um das diferenças da própolis vermelha em relação às outras, além da cor, é a presença de uma substância chamada isoflavona, um produto natural com grande de aplicação na indústria de alimentos e farmacêutica. Muitas pesquisas também estão sendo desenvolvidas com esse tipo de própolis, principalmente no que diz respeito as propriedades antirretrovirais (contra a AIDS), como já foi comprovado em Cuba, e anticancerígenas.

Própolis Preta: É o tipo mais comum de própolis encontrada no Brasil. Sua origem botânica são as plantas no geral, ou seja, em regiões onde não há nenhuma vegetação específica e expressiva, as abelhas coletam a resina de diferentes vegetais, produzindo assim a chamada própolis preta ou silvestre. Sua coloração é escura e geralmente ela é mais viscosa quando comprada a própolis verde, por exemplo. Possui pouco valor de mercado atualmente devido a sua abundância embora possua propriedades medicinais muito eficientes e ainda inexploradas.

Composição da Própolis

A composição da própolis varia dependendo da região onde se encontra o apiário. Fatores como clima, tipo de vegetação, excesso ou escassez de água podem provocar mudanças em sua composição, por isso, as quantidades dos compostos presentes são estabelecidas através da média encontrada analisando diferentes porções da própolis no Brasil.

A própolis é composta de 50 a 55%de resinas vegetais com bálsamo; 30 a 40% de cera; 5 a 10% pólen, além de ácidos,sais minerais, vitaminas, enzimas e antibióticos. Nas cinzas foram encontrados:cobre, manganês, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas E, C, H, flavonoides, antibióticos e enzimas.

Uma análise mais específica da própolis leva ao reconhecimento de mais de 150 substâncias diferentes que a compõe, cada qual com seu grau de benefício ao ser humano.

Os benefícios da Própolis 

A própolis é muito conhecida como antibiótico natural. Toda essa fama não lhe é descabida, na verdade vai corretamente de encontro às suas propriedades terapêuticas já estudadas e comprovadas. A cada dia, no entanto, surgem novas descobertas sobre a própolis e novas indicações para tratamento de diversos males. Vamos conhecer algumas das suas propriedades medicinais e as doenças que ela combate.

Antibacteriana: A própolis é eficiente na destruição de uma vasta gama de bactérias nocivas ao ser humano. Sua eficácia foi comprovada em bactérias Gram positivas (Bacillus brevis, B.polymyxa, B.pumilus, B. sphaericus, B. subtilis, Cellulomonas fimi, Nocardia globerula, Leuconostoc mesenteroides, Leuconostoc mesenteroides, Staphylococcus aureus e streptococcus faecalis) e Gram negativas (Aerobacter aerogenes, Alcaligenes sp., Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa e Serratia marcescens) além de Staphylococcus aureus e Sptreptococcus mutans. As bactérias sucumbem a ação da própolis que com seu conjunto de componentes forma um antibiótico muito eficiente. Possui como vantagem em relação a antibióticos sintetizados em laboratório o fato de as bactérias não desenvolverem resistência à própolis.
Devido suas propriedades a própolis é indicada no tratamento de doenças como Anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, aftas, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites, entre outras.

Antiviral: A ação antiviral da própolis é conhecida principalmente pelo seu ótimo efeito contra alguns vírus, tais como: herpes, adenovírus, coronavírus, rotavírus, etc. Por isso sua utilização também é indicada contra doenças como herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta.

Antifúngica: A própolis também possui ação antifúngica comprovada sobre dermatófitos, fungos M. canis, T. rubrum, T. mentagrophytes e Scopulariopsis, além de Aspergillus flavus entre outros. Sua ação antifúngica a torna capacitada para o tratamento de problemas de couro cabeludo, micoses em geral, frieiras, a doença popularmente conhecida como pé de atleta, etc.

Anti-inflamatória: A ação anti-inflamatória da própolis foi verificada com eficácia principalmente no tratamento de artrites, artroses reumatoides Pesquisas em laboratório chegaram a comparar a ação e eficiência da própolis à ação da substância conhecida como Diclofenaco que é utilizada no combate a diversos processos inflamatórios.

Antioxidante: A atividade antioxidante da própolis combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo humano e da mutação do material genético. A presença de compostos fenólicos em sua composição química aponta para sua eficácia como antioxidante. Muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas nesse sentido, no entanto, sua ação preventiva ao envelhecimento celular já foi comprovada.

Anticancerígena: Alguns trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA apontam para atividade anticancerígena importante em alguns tipos de própolis. Os resultados obtidos na pesquisa foram entusiasmadores, quando verificaram que a própolis foi capaz não só de inibir o crescimento de células cancerígenas quanto de destruir parcialmente as células já existentes. Estudos aprofundados estão sendo realizados nessa linha e as esperanças são muitas quanto a ação anticancerígena da própolis.

Cicatrizante e Regeneradora de Tecidos: A própolis é muito eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras devido a presença de flavonoides e aminoácidos em sua composição.

Anestésica: A ação anestésica da própolis a torna eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes, etc. Estudos realizados com extratos etanólicos de própolis levaram a conclusão de que a sua ação anestésica é de 3 a 5 vezes superior que a da cocaína usada como anestésico na prática dental na antiga União Soviética.

Imunoestimulante: A própolis também possui efeito imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo assim o sistema imunológico e aumentando a resistência a doenças e infecções.

Modo de usar a Própolis

A própolis é comumente utilizada em solução alcoólica, ou seja, diluída em álcool de cereais, no entanto, existem muitas outras formas de utilizá-la. Hoje em dia, qualquer laboratório ou farmácia de manipulação é capaz de formular e produzir sabonetes, xampus e loções à base de própolis, assim como, própolis em spray, cápsulas, etc.

Obviamente que toda e qualquer utilização de substância, mesmo tratando-se de um fitoterápico, deve ser receitada e acompanhada por um responsável habilitado, no caso um naturopata ou apiterapêuta, porém, nossa experiência de anos na produção, manejo e utilização da própolis, nos credencia a pelo menos publicar as formas mais utilizadas da própolis em solução alcoólica.

Para crianças: três a cinco gotas três vezes ao dia, diluídas em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.

Para adultos: vinte a trinta gotas duas a três vezes ao dia, diluídas em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás.

A própolis pode ser misturada ao mel, o que ameniza o sabor e a torna quase imperceptível, além de proporcionar a potencialização de algumas de suas propriedades terapêuticas.

Para o tratamento de feridas e cortes o ideal é umedecer um algodão no extrato de própolis e passar levemente no local. Um pequeno ardor pode ocorrer devido principalmente ao álcool de cereais. O procedimento deve ser repetido duas ou mais vezes ao dia, deixando o ferimento tampado com gaze.
Para o tratamento de micoses deve-se pingar de 2 a 3 gotas sobre a região adoecida pelo menos 2 vezes ao dia.

Tomar a dose correta para evitar intoxicações. Mais de 60 gotas por dia da própolis é considerada uma dose elevada.



[1] Estrutura constituída por uma franja de longos pelos curvos, na superfície externa da tíbia posterior das abelhas, que serve como coletor de pólen.

terça-feira, 21 de julho de 2015

A MANTEIGA QUE EVITA DOENÇAS


Ghee (pronuncia-se gui) trata-se da manteiga clarificada e purificada, livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. Além de ser uma delicia para passar no pão, torrada, etc., é excelente coadjuvante em tratamentos para a saúde e muito utilizada nas cozinhas dos grandes chefes.

Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. Em muitos casos, é recomendado usar Ghee na dieta (se você tem problema de colesterol, consulte seu médico antes de usar Ghee). Ghee é um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos. Assim, como o azeite de oliva, o de coco, o de dendê, a canola entre outros. Sendo uma fonte de gordura, é calórica, entretanto possui um rendimento melhor quando aquecida.

Propriedades

• É muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, perda de memória, etc.).

• Desenvolve a inteligência (por causa da sua propriedade ‘sattvic’ e sua ação nos nervos).

• É fonte de vitamina A e aumenta o poder de visão e a voz (porque lubrifica e refresca).

• Fortalece o fígado, os rins e o cérebro (memória).

• É a melhor gordura para o organismo e o fígado.

• É muito útil para inflamações gastro-intestinal, úlceras, febres crônicas com asma, problemas crônicos nos pulmões. Quando o alimento é bem mastigado e a dieta é rica em fibras vegetais a quantidade de muco salivar que é deglutido aumentará, o que ajuda na proteção contra úlceras pépticas.

• Diz-se do ghee que ajuda a equilibrar os humores.

• Na Ayurvédica é utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais.

• Para os praticantes de Yôga, divulga-se como sendo um lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das ásanas.

Como preparar

Fazer o ghee não é difícil nem complicado. Exige apenas um pouco de tempo, pois é necessário uma fervura bastante lenta para que toda a água contida na manteiga evapore. Os pedaços sólidos subam à superfície e o saboroso gosto da manteiga purificada seja enfim realçado.
Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso sobre fogo bem baixo, sem tampar. Retire, de vez em quando, com a ajuda de uma escumadeira, os pedacinhos sólidos (sebos) que formam na superfície.
Para evitar que queime, verifique se a temperatura está suficientemente baixa. Calor em excesso faz com que a manteiga desprenda muita fumaça e se torne marrom, arruinando seu sabor. Se você tem panela de ferro em casa, essa é uma ótima chance de usa-la.

O ghee estará pronto quando estiver cor de âmbar, amarelado, e tão límpido e transparente como uma peça de cristal. Despeje-o então em uma vasilha resistente e deixe-o descoberto à temperatura ambiente para que esfrie.

Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco para que se conserve por muito tempo.

A ghee contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama.
Mas nada de consumi-la exageradamente; apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa.

Ghee na gastronomia

O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade. Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional. Outra maneira é misturando-a a outros ingredientes funcionais como ervas, castanhas e sementes, criando um tipo de patê saudável.

Como fazer a ghee

A ghee é obtida por meio de um processo artesanal e sim, você mesma pode fazê-la. Pegue um tablete de manteiga sem sal e derreta em fogo brando, em uma panela de fundo grosso. Em poucos minutos você vai notar que a manteiga se decompõe em duas camadas. A de cima parecerá uma espuma, que deverá ser retirada (é ali que estão a lactose e as toxinas). A parte que ficar embaixo, mais oleosa, é a ghee. Se for necessário, repita o processo quantas vezes for possível para retirar a espuma. Espere esfriar e coe em um tecido fino, como algodão. Guarde em um recipiente de vidro. Não precisa ser mantido na geladeira.