domingo, 24 de maio de 2015

NUTRIENTES E BENEFÍCIOS DO CHUCHU

O chuchu contém diversas propriedades positivas, devido à presença de substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O chuchu é muito comum em todo o Brasil.
                                                                                                                                      

Nutrientes do Chuchu

O chuchu contém grande quantidade de água e baixíssimo índice calórico: 19 kcal em 100 g. Além disso, ele é fonte de fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Isso quer dizer que comer chuchu é uma excelente opção para quem está precisando perder peso. No fruto (parte que geralmente comemos), é possível encontrar minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, bem como vitaminas A, C e do complexo B. Ou seja, o chucho é um alimento bem completo.

Benefícios Para a Saúde

As vitaminas do chuchu são antioxidantes naturais, ou seja, atuam no combate dos radicais livres. Na prática, isso significa que o consumo regular da hortaliça ajuda na prevenção de doenças e fortalecimento das defesas do organismo. A propriedade antioxidante também é excelente para a beleza da pele e dos cabelos. Os minerais, por sua vez, atuam no fortalecimento dos ossos e dentes, além de auxiliarem no controle da pressão arterial. As folhas e ramos do chuchu também trazem benefícios, principalmente se forem usados no preparo de chás.

Como Consumir

A melhor maneira de consumir o chuchu é cozido no vapor ou apenas aferventado em água quente ou banho maria. Se for cozido demais, ele perde parte de suas propriedades. Também é importante descascar e cortas o fruto apenas quando for prepará-lo, para evitar a perda de vitaminas. Na culinária, o chuchu combina com quase tudo. Ele pode ser usado no preparo de refogados, cremes, sopas e outros pratos. Vale a pena aproveitar! 

POR QUE COMER ARROZ INTEGRAL?

Alimentos integrais vêm sendo muito defendidos por Naturopatas,  nutricionistas e até por médicos por uma questão simples: eles protegem a nossa saúde. O arroz integral, por exemplo, é bem mais saudável que o arroz branco, contém uma quantidade maior de nutrientes e ajuda a manter o peso ideal.

O Segredo do Arroz Integral

A palavra integral significa “não tocado” ou “inteiro”.  Quem já viu um grão de arroz ao natural sabe que ele é coberto por uma casca. Para o consumo, essa parte mais dura é removida, mas o interior ainda é coberto por uma espécie de película protetora. No arroz branco, essa película é removida pelo polimento. Com a remoção, vários nutrientes são perdidos, além de quase todas as fibras. Após o processamento, é mantida apenas a parte mais interna do arroz, composta apenas de amido. Para a produção do arroz integral, o nível de processamento é bem menor, pois a película protetora não é retirada do grão. Isso quer dizer que o arroz integral é mais inteiro que o arroz branco, tomando como base o grão que é colhido do pé.

Mais Fibras e Nutrientes

O grão integral é rico em nutrientes que simplesmente não são encontradas no arroz branco, como hidratos de carbono, proteínas e antioxidantes. No arroz integral podemos encontrar vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, além de sais minerais essenciais como magnésio, fósforo e potássio, enquanto a versão mais comum contém apenas carboidratos. E são esses nutrientes e substâncias benéficas que garantem os principais benefícios trazidos pelo consumo do arroz integral diariamente. O magnésio, por exemplo, ajuda na produção de serotonina, fazendo com que nos sintamos mais felizes e bem dispostos. Algumas substâncias contidas no grão também favorecem a absorção das vitaminas C e E, que combatem os radicais livres e fortalecem as defesas do organismo.

Emagrecimento

O arroz integral pode ajudar no emagrecimento por diversas razões. A presença das fibras tornam a digestão um pouco mais lenta, fazendo com que comamos menos. Além disso, elas regulam a absorção de gorduras e glicose durante a digestão, regulam o funcionamento do intestino e aumentam a presença de bactérias benéficas no aparelho digestivo. Tudo isso faz com que as fibras tenham um importante papel na perda de peso. No entanto, não adianta apenas trocar o arroz comum pela versão integral. Os benefícios serão bem mais notórios quando essa mudança for acompanhada de uma dieta balanceada, atividade física e muita água.

Quanto Comer?

Depois de conhecer os principais benefícios do arroz integral, você deve estar se perguntando quanto devemos comer do grão diariamente. De acordo com profissionais da trofoterapia, bastam 90 gramas do arroz integral, ou seja, 4 colheres (sopa) bem cheias, por dia para que o organismo aproveite todas as vantagens mencionadas acima. O ideal é preparar o grão apenas com temperos naturais, como alho e cebola, sem acrescentar óleo durante o cozimento. Para quem não gosta muito do sabor do grão, o conselho é alternar entre porções do arroz integral e porções do arroz branco para ir se acostumando devagar.